Durante a gestação, o momento mais aguardado é o momento do parto, onde a mãe tem o seu bebê nos braços. Mas, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o pós-parto é um período que exige alguns hábitos mais saudáveis e cautelosos para que a recuperação da mulher e a adaptação à nova rotina não seja problema. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!
Os cuidados não terminam no hospital
Algumas pessoas acreditam que, após a alta do hospital, estão prontas para voltar a sua rotina normalmente. Entretanto, o Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que mesmo com a volta para casa, é necessário seguir uma série de cuidados a fim de garantir a manutenção da saúde tanto da mamãe quanto do bebê. Afinal, diversas mudanças estão acontecendo ao mesmo tempo.
O puerpério
Em segundo lugar, é de suma importância lembrar que esse período do pós-parto se chama “puerpério”, e é marcado, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, por diversas mudanças físicas, hormonais e psicológicas no corpo da mulher. Sendo assim, bons hábitos são capazes de deixar esse momento menos complicado e muito saudável para ambos.
Tenha um pós-parto mais saudável: siga essas dicas
De acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, o pós-parto pode ter variações de mulher para mulher, pois isso depende de diversos fatores pessoais. Entretanto, algumas dicas servem para toda e qualquer situação, e não há contraindicação. Abaixo, você poderá conferir algumas dicas que te ajudarão a passar pelo pós-parto com muito mais qualidade de vida.
- Se hidrate
Você sabia que a sede é uma das características mais marcantes durante a amamentação? Isso mesmo! Por esse motivo, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior aconselha que você se mantenha sempre hidratada, para compensar a perda de água usada na produção do leite materno. Para isso, você pode sempre deixar uma garrafinha perto de você.
- Cuide da sua saúde mental
De fato, existe uma romantização de que a maternidade é tranquila e tudo acontece conforme o planejado. Entretanto, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que não é bem assim. Além disso, seus hormônios estão à flor da pele, o que pode acarretar crises de ansiedade e momentos de reclusão. Logo, para evitar momentos como esse, cuide da sua saúde mental com profissionais ou com sua rede de apoio.
- Fique atenta à privação do sono
Um dos grandes desafios nos primeiros momentos do pós-parto é manter o sono em dia. Porém, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que é de suma importância que você possa dormir. Por esse motivo, aproveite os momentos em que o próprio recém-nascido estiver dormindo ou conte com uma rede de apoio que se responsabilize a cuidar dele por algumas horas para que você possa descansar.
A maternidade real exige cuidados e é cheia de desafios, cuide de você para que você possa cuidar do seu bebê!