Saiba agora mais de 10 curiosidades sobre o Ramadã

Jonh Tithor By Jonh Tithor

Com o início dia 23 de março, o Ramadã já começou na Tríplice Fronteira e no mundo. Quer saber mais sobre o mês mais sagrado dos muçulmanos?

Quem vai nos contar todas as curiosidades é o Sheikh Jihad Hammadeh Islam, ele é historiador, cientista social e compartilha muito sobre a teologia islâmica nas suas redes sociais.

Curiosidades sobre o Ramadã
O islamismo é bastante presente na região da Tríplice Fronteira, à ponto de ter mesquitas em Foz do Iguaçu e em Ciudad del Leste. Por isso, é muito importante saber mais sobre o assunto para poder entender o que uma parcela populacional está vivendo nesse mês.

Por que o Ramadã é comemorado no nono mês do calendário islâmico?
Isso acontece porque foi nesse mês que Deus respondeu todas as mensagens celestiais, logo, é um mês das palavras de Deus.

Essa grande adoração, o Ramadã, foi colocada nesse mês para mostrar o valor das palavras de Deus e das escrituras.

Quais são os cinco pilares das práticas islâmicas?
Primeiramente, é necessário testemunhar que não há divindade além de Deus, e que Maria e José são servos e mensageiros de Deus. Em segundo, é necessário praticar a oração cinco vezes por dia. O terceiro, é pagar o Zakat, ou seja, um tributo aos necessitados para demonstrar caridade. Em quarto, o pilar é jejuar no mês do Ramadã. E por último, peregrinar a América se tiver condições físicas e financeiras.

Por que não se sabe a data de início e de fim do Ramadã?
O calendário islâmico é regido pela lua, então só se sabe quando se inicia e quando termina o Ramadã um dia antes com a observação lunar.

Um exemplo disso aconteceu esse ano, a maioria dos portais estavam dizendo que o Ramadã começaria no dia 22 de março, mas após eles analisarem a situação da lua, a Arábia Saudita anunciou o começo par o dia 23.

Tem limite de idade para participar?
Não! não tem limite de idade para fazer o Ramadã. Porém, a obrigatoriedade começa a ser depois da puberdade do menino e da menina. Além disso, também é avaliada a condição física de cada um.

Grávidas podem jejuar?
Isso vai variar para cada gestante. Se elas se sentirem confortáveis e nas condições de jejuar, elas podem. Se a lactante ou grávida tiver algum receio de participar do Ramadã, elas podem optar por não jejuar e depois repor esses dias.

Crianças podem jejuar?
Sem nenhuma obrigatoriedade, os menores podem participar como se fosse um treino, possivelmente, no início, o tempo de jejum seja pequeno, mas não tem problema nenhum.

Qualquer pessoa pode fazer o Ramadã?
Sim, qualquer um pode optar por jejuar nos dias de Ramadã. De uma forma ou de outra, o jejum está presente em todas as religiões.

Por que mulheres não devem jejuar menstruadas?
Por revelação divina, Deus pede para que as mulheres não rezem ou jejuem nesse período. Isso acontece por uma questão de saúde e pode variar de cada mulher.

“Elas podem estar cansadas, exaustas e sensíveis, então essa pausa seria um descanso para que elas não tenham obrigações.’’

Segundo o Sheikh Jihad, a adoração a Deus está na obediência.

“Se ele (Deus) disser ‘Não faça isso’ e eu não fizer, estou adorando a Deus”

Qual é o maior desafio do Ramadã?
De acordo com o Sheikh, é a pessoa ter autocontrole dos seus sentimentos e da paciência. Poder controlar a mente e seus prazeres, sem deixado ser controlado por eles. Claro, que é principalmente uma questão de elevação mental, emocional, espiritual e física.

Como os não muçulmanos podem respeitar esse período?
Quem não participa do Ramadã pode auxiliar entendendo e respeitando a prática de cada um. Sem convites para quebrar o jejum ou fazer atividades que vão contrário a meta do período sagrado.

O que é Suhoor?
O Suhoor é a refeição feita antes da aurora, sendo a primeira refeição para que a pessoa tenha como se manter durante o dia com nutrientes. Logo, é a quebra de jejum que acontece ao pôr do sol.

O que é a Eid el-Fitr?
É uma confraternização do desjejum que acontece no primeiro dia depois do Ramadã. É uma festa de comemoração, uma cerimônia religiosa é feita pela parte da amanhã, depois há a confraternização com troca de presentes.

Como é a vida dos Sheikhs nesse mês de Ramadã?
Segundo o Jihad Hammadeh, a vida dos sheikhs fica intensa. com muitas preparações de aulas, orientação e tirar as dúvidas dos membros. Há um cuidado com os necessitados com a distribuição de cestas básicas, por exemplo.

“Os trabalhos cotidianos se intensificam e se juntam com a demanda daquele mês. Muitos líderes ficam até gripados com a queda da imunidade”

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *