O advogado Amauri Jacintho Baragatti acredita que para manter um escritório de advocacia em pleno funcionamento, é necessário que os advogados tenham conhecimento não apenas das leis, mas também de finanças. Afinal, é preciso que as contas fechem ao final do mês para que o negócio continue gerando lucro. Para saber mais sobre esse tema, continue lendo esse artigo.
Importância das finanças para os advogados
Ter o seu próprio escritório de advocacia pode ser uma tarefa que demanda muito mais esforço e dedicação. Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, isso se deve a necessidade dos profissionais investirem tempo para tratar das finanças, já que é a boa gestão financeira que permite que os profissionais possam continuar atuando dentro da área do Direito privado.
Como cuidar das finanças do escritório
O primeiro passo para melhorar as finanças do escritório de advocacia é estabelecer um planejamento financeiro. De acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, isso inclui uma análise das receitas e despesas do escritório, identificando quais são as fontes de receita e os principais custos. Dessa maneira, é possível verificar exatamente quais os gastos que devem ser organizados e se o lucro cobre as despesas do escritório.
Como você já deve ter percebido, para melhorar as finanças no escritório de advocacia é preciso controlar os custos. Nesse sentido, é necessário reconsiderar todos os gastos e estudar quais as melhores ofertas no mercado, quais as opções mais econômicas e perceber se há algum gasto desnecessário sendo feito com a receita do escritório.
Conte com a equipe certa
Para atuar como um excelente advogado e ainda lidar com as finanças do próprio escritório de advocacia, é preciso contar com uma equipe de profissionais que possam auxiliar nesse processo de maneira competente. Para isso, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti acredita que o melhor caminho é contratar profissionais especialistas em finanças, economia e, até mesmo, contabilidade.
Além disso, considerando a rotina agitada que os advogados do setor privado têm ao abrirem o próprio escritório, é muito importante a contratação de profissionais para atuar na recepção e como secretários. Dessa maneira, fica muito mais fácil estabelecer um bom gerenciamento de tempo e, consequentemente, conseguir otimizar melhor o tempo dedicado para cada tarefa diária.
Por fim, é extremamente importante que a gestão das finanças seja considerada como uma prioridade. Dessa maneira, é possível garantir o futuro dos negócios e o sucesso dentro da advocacia. Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, para que as finanças estejam sempre em dia, todas essas dicas unidas a ferramentas e tecnologias de gestão e controle financeiro são a melhor solução!