Para Aldilene Francisca de Moraes, as substâncias encontradas nas plantas que podem curar ou tratar doenças variam de acordo com a espécie e geralmente estão relacionadas às defesas da planta e ao atrativo dos polinizadores. Essas substâncias, quando possuem efeitos de cura, dão às plantas sua classificação medicinal. E a melhor parte de tudo isso é que existem espécies que podem ser facilmente encontradas.
Três ótimos exemplos podem ser vistos no famoso orégano, no delicioso tomilho, e também na casca de caju. Mas você conhece bem esses tipos de plantas? Se não for o caso, será neste artigo que você compreenderá maiores informações sobre esses três modelos e quais são as suas principais vantagens. Logo, se esse assunto é do seu interesse, e você quer aumentar o repertório no que diz respeito ao conhecimento de ervas, vale a pena ler o texto até o final.
As ervas podem ser úteis para uma variedade de problemas de saúde
Conforme explica Aldilene Francisca de Moraes, como a maioria das pessoas já sabem, muitos medicamentos contêm ingredientes derivados das plantas medicinais, afinal, essas plantas são ricas em nutrientes, vitaminas e outras substâncias muito benéficas para o corpo. Algumas dessas plantas são comumente utilizadas para fazer chás ou temperar as refeições.
Abaixo, você verá três espécies que são totalmente benéficas para o ser humano:
Conheça o tomilho
O primeiro item do nosso artigo é o queridíssimo tomilho. Essa é uma erva popular, comumente utilizada para polvilhar refeições e acompanhar outros temperos. Ele é uma planta medicinal com propriedades antifúngicas e antibacterianas que podem ajudar a prevenir doenças, acalmar dores de garganta e tosse, melhorar a circulação sanguínea e tratar problemas respiratórios.
Entenda mais sobre o orégano
Já o orégano é uma erva popular e fácil de cultivar em casa por todo o ano. De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, essa erva possui folhas aromáticas — que permanecem com suas características mesmo desidratadas —, e também conta com características antioxidantes que são valorizadas pela medicina alternativa, sabia disso?
Casca de caju
Por fim, a famosa casca do caju ajuda na cicatrização da pele — independente dessa cicatriz ser causada por um corte ou outra ferida. Além disso, o seu uso também funciona como agente terapêutico, é um adstringente, antisséptico e tônico que serve para remover as células mortas da pele e fechar os poros, protegendo-os da sujeira. E não é à toa que diversas marcas de produtos para a pele investem nessa erva para compor as substâncias.
Mas ainda que as plantas medicinais possam ser uma boa forma de manter a saúde, prevenir a doença e até completar o tratamento de vários problemas crônicos, não devem ser utilizadas para substituir qualquer orientação dada pelo médico e o seu uso deve, também, ser informado para o especialista que cuida da sua saúde, pois conforme explica Aldilene Francisca de Moraes, várias plantas podem ter interação com os medicamentos que estão sendo receitados.