GKay usa vestido que muda de cor no sol e supreende a web; entenda tecnologia

Jonh Tithor By Jonh Tithor

Consegue imaginar uma roupa que muda de cor no sol em poucos segundos? A influenciadora digital Gkay usou um vestido que possui essa tecnologia e compartilhou o vídeo da peça nesta quinta-feira (9), surpreendendo os seguidores. Entenda como acontece essa “transformação”.

Avaliado em $ 555 dólares, o vestido de GKay é da marca PH5 que, desde o seu lançamento, experimentou novas tecnologias, expandindo os limites da malha, além de ser pioneira dessa tendência crescente de peças que mudam de cor.

A grife conta com uma coleção inteira chamada “UV Reactive“, com uma variedade de blusas, shorts, bermudas, entre outros itens, que se transformam no sol, em tons de rosa e azul. Além disso, as roupas são vendidas com uma instrução de preservação: sempre lavar a peça à seco.

Em 2022, a influencer norte-americana Izzi Poopi, conhecida pelos conteúdos sobre moda, também viralizou ao compartilhar um vídeo usando o vestido da mesma coleção.

Como funciona o tecido reativo aos raios UV?
O vestido usado por GKay, o ‘Sponde UV Reactive Reversible Maxi Dress‘ é feito de 80% de viscose e 20% de náilon. A peça tem um revestimento reativo aos raios ultravioleta do sol que mudam sua cor. Porém, a marca PH5 não revela a técnica usada para conseguir esse resultado.

No entanto, o site Science Daily apontou em um artigo online que existe um sistema de polímero estruturalmente colorido que pode mudar sua cor por deformação mecânica: o Elastômero de Cristal Líquido Colestérico, ou CLCE para abreviar. Mas, e aí?

Professores da Universidade de Luxemburgo, estudiosos da área, criaram fibras CLCE que mudam de cor e podem ser facilmente costuradas em tecidos. Embora não exista comprovação que elas sejam usadas pela marca, ainda é uma visão fascinante do casamento entre moda e tecnologia.

E apesar da tecnologia UV reactive (reativo aos raios UV) já ter sido anunciada há alguns anos, a PH5 é uma das poucas marcas que oferecem um produto inteiro com o efeito tecnológico, e não apenas alguns detalhes da peça. Em 2021, a Nike utilizou das tintas fotocrômicas com a mesma tecnologia para criar esse efeito no modelo do tênis Air Force 1 (o Air force UV).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *